sábado, 19 de dezembro de 2009

PRÊMIO - DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos 2009: Maria Berenice Dias recebe prêmio na próxima segunda-feira

Fiquei muito feliz ao saber do Prêmio que minha colega advogada gaúcha Maria Berenice Dias vai receber, pois tive oportunidade de conhecê-la, pessoalmente, e reencontrá-la diversas vezes em eventos jurídicos. Inclusive, pertencemos a um mesmo instituto: Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM).

Conforme se pode ler na notícia abaixo seu mais recente trabalho está sendo reconhecido. Parabéns Dra Berenice!!!

Um abraço e um beijo que vão aqui do Sertão Central Ceará até os “Pampas Gaúchos”!!!!

Paulo Duarte

==================================

Notícia:

“Acontece em Brasília na próxima segunda-feira, dia 21, às 9h, a entrega do Prêmio Direitos Humanos 2009. Maria Berenice Dias, renomada Advogada, Ex-Desembargadora do TJRS e Conselheira Editorial da Magister, receberá do Presidente Lula a premiação da categoria Garantia dos Direitos da População LGBT, até então inédita. O evento, que havia sido programado para o dia 15, foi adiado por razões de antecipação da agenda presidencial para a Conferência de Copenhague nesta semana.

O Prêmio Direitos Humanos, criado por decreto presidencial de 08/09/1995, é uma honraria concedida pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos direitos humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade.

A categoria Garantia dos Direitos da População LGBT, na qual a autora será incluída, está relacionada à atuação na promoção e defesa da cidadania e dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. “É enorme o significado de distinguir a categoria dos direitos à livre orientação sexual, pois deixa claro que são direitos humanos a merecerem a especial tutela do Estado. A inclusão da diversidade sexual em uma premiação tão importante é enorme, pois retira a invisibilidade de parcela da população. Só assim se vai construir uma sociedade que respeite como humanos todos os direitos dos cidadãos”, afirma Maria Berenice, que será agraciada por decisão unânime da Comissão de Julgamento, presidida pelo Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, com a presença do Presidente, no Palácio do Itamaraty.

Maria Berenice é Vice-Presidente do IBDFAM Nacional e Conselheira Editorial da Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões. Compõe também o Corpo Editorial da Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil, e é colaboradora assídua em ambas as Revistas. Recentemente, abriu o primeiro escritório especializado do país voltado à população LGBT, após 35 anos com atuação destacada como Desembargadora do TJRS.”

Fonte: Ag. Magister


Nenhum comentário: