quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

DIREITO DAS FAMÍLIAS - AS CONSEQUÊNCIAS PARA O DEVEDOR DE ALIMENTOS NO NOVO CPC 2015.- PARTE 01


O propósito da execução alimentícia é obrigar o devedor de alimentos, de forma coercitiva, a satisfazer, rapidamente, as necessidades básicas do alimentando. A necessidade é a subsistência do alimentando e, por isso, se autoriza a prisão civil do devedor.
-----------------
A) PRISÃO CIVIL
01. Tendo em vista as especificidades do crédito alimentar (sobrevivência do alimentando e dever de prover do alimentante) existe, como é notório, a previsão de prisão civil do devedor de alimentos, no caso de: “inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentar” (CRFB, art. 5º, LXVII3).

----------------------------
02. O propósito não é a prisão em si mesma, mas sim obrigar, compelir o devedor a que arque e venha adimplir com o débito alimentar.
----------------------------
03. No âmbito do NOVO CPC 2015, essa “forma coercitiva” (a prisão) é tratada, no seu art. 528, e tem a seguinte redação:
"Art. 528 No cumprimento de sentença que condene ao pagamento de prestação alimentícia ou de decisão interlocutória que fixe alimentos, o juiz, a requerimento do exequente, mandará intimar o executado pessoalmente para, em 3 (três) dias, pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.
(...)
§ 3º Se o executado não pagar ou se a justificativa apresentada não for aceita, o juiz, além de mandar protestar o pronunciamento judicial na forma do § 1º, decretar-lhe-á a prisão pelo prazo de 1 (um) a 3 (três) meses.
§ 4º A prisão será cumprida em regime fechado, devendo o preso ficar separado dos presos comuns."
----------------------------------
04. E, tal qual no Código anterior, a prisão não afasta o débito, conforme prevê o mesmo artigo:
"§ 5º O cumprimento da pena não exime o executado do pagamento das prestações vencidas e vincendas."
--------------------------------------
05. Além disso, foi inserido no Código o que já constava da Súmula 309/STJ, no sentido de somente ser possível a prisão civil em relação às últimas três parcelas devidas. A previsão, novamente, está no art. 528:
"§ 7º O débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende até as 3 (três) prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo.”
--------------------------------------------
06. Portanto, praticamente, em relação à prisão civil do devedor, nada mudou no Novo CPC/2015.
--------------------------------------------
07. Ao longo dos próximos dias serão apresentadas algumas inovações no que concerne ao propósito de se buscar maior efetividade/celeridade no cumprimento da obrigação alimentar dos devedores inadimplentes e contumazes.
 
Até breve!!!

Nenhum comentário: