domingo, 2 de maio de 2010

Ministro do STF mantém desembargador Roberto Wider afastado do cargo


Acima foto do Des. Wider.

Abaixo: Ministro do STF M. Aurélio Mello


Ministro do STF mantém desembargador Roberto Wider afastado do cargo

Plantão | Publicada em 23/04/2010 às 12h21m

O Globo

BRASÍLIA - O ministro Marco Aurélio Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve afastado do cargo o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Roberto Wider. Em janeiro, o magistrado foi afastado do cargo por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que decidiu abrir processo administrativo disciplinar para investigar a suspeita de que ele, no exercício das funções, favoreceu o lobista Eduardo Raschkovsky, de quem é amigo. Raschkovsky é acusado de oferecer decisões judiciais em troca de propina. Uma série de reportagens do GLOBO mostrou envolvimento do lobista com Wider.

O advogado do desembargador ajuizou mandado de segurança no STF para tentar anular a decisão do CNJ, alegando que o conselho seria incompetente para instaurar processo disciplinar, uma vez que caberia ao órgão somente a avocação de processos que se encontram em curso nos tribunais em atuação supletiva, conforme determina a Constituição Federal de 1988. Além disso, sustenta o advogado, não haveria "lastro probatório mínimo" para se afastar o desembargador.

Segundo o ministro Marco Aurélio, contudo, vem da própria Constituição "a regra segundo a qual incumbe ao CNJ zelar pelo fiel cumprimento dos deveres funcionais dos juízes", incluindo "a possibilidade de atuação preventiva, de afastamento do magistrado das atribuições que lhe são próprias".

O GLOBO


Nenhum comentário: