segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PROCURAÇÕES

Saiba como evitar problemas com procurações

Laura Aparecida Rodrigues - Advogada e Consultora Lex Especialista em Direito Civil e

Processual Civil pela Escola Paulista de Direito.

Em muitas ocasiões e pelos mais diversos motivos, as pessoas precisam se fazer representar por outras para determinados atos ou negócios.

A procuração é o instrumento adequado para essas ocasiões e simboliza a relação de confiança entre as partes, pois permite que o procurador tome decisões, assine documentos, faça negociações financeiras, bancárias e etc em nome de outra pessoa, sem a anuência do procurado.

Entretanto, apesar dessa relação de confiança, é importante que no documento sejam especificados claramente os poderes que são outorgados, evitando problemas decorrentes de má-fé do procurador.

Inúmeras são as denúncias e processos judiciais discutindo atos praticados em decorrência de procurações falhas. Pode-se citar a apropriação indébita no recebimento de valores em processos judiciais. (TJMG - Apelação Criminal n° 1.0016.05.043735-5/001).

Diante dessa situação, alguns tribunais, como o do estado do Rio Grande do Sul, passaram a exigir uma nova procuração para o levantamento de depósitos judiciais, bem como o contrato de honorários advocatícios firmado e ratificado. Em São Paulo, alguns juízes exigem o reconhecimento de firma e outros a especificação dos poderes outorgados.

Não existe na legislação prazo fixado para validade da procuração, cabendo às partes estabelecer expressamente no momento de sua elaboração.

No Estado de São Paulo, os valores para outorga de procurações públicas lavradas nos Cartórios de Notas possuem variação decorrente do objeto e número de outorgantes.

Procedimentos para outorgar uma procuração com segurança

Esteja ciente de todos os poderes que está conferindo ao seu procurador.

Especifique, minuciosa e expressamente, em quais atos e negócios o procurador poderá atuar.

Se a procuração for particular, reconheça a firma do outorgante.

Se o negócio exigir ou para maior credibilidade da representação, faça a procuração por escritura pública no Tabelionato de Notas ou no Registro Civil das Pessoas Naturais.

Nenhum comentário: